Muffins Saudáveis de Chocolate – Vegan

23.4.15
Quantos não foram os dias, em que queriam dar um docinho aos miúdos, ou colocar uma pequena surpresa na lancheira e pensaram duas vezes em fazê-lo? Os doces, bolachas e queques que compramos em pastelarias e supermercados não são, sem dúvida nenhuma, a solução. Cheios de açúcares, gorduras e ingredientes que nem sequer conseguimos dizer o nome. Pois que, o ideal é fazer em casa. Mas como, se mal têm tempo para ver o episódio da vossa série preferida?  E que tal estes belos muffins, totalmente vegan, baixos em açúcar e gorduras – que se fazem em pouco mais de 10 minutos, ao que se somam cerca de 15 minutos de cozedura?
Garanto que os miúdos nem notam a diferença e podem ter a certeza que eles estão a ser alimentados de maneira saudável. Quem os vai já fazer para o lanche de amanhã?




Ingredientes:

- 1 copo + ¾ de copo de farinha

- ½ copo de açúcar amarelo

- ¼ copo de cacau em pó magro

- 1 colher de chá de fermento para bolos

- 1 colher de chá de bicarbonato de soda

- ¼ de colher de chá de sal

- 1 copo de água morna

- ¼ de copo de margarina vegetal derretida

- 1 colher de sopa de vinagre de sidra

- 1 colher de chá de essência de baunilha

- 1 colher de sopa de linhaça + 3 colheres de sopa de água morna

- ½ copo de chocolate de culinária em pedaços (dividido)

Preparação:

1. Pré-aquecer o forno a 180º e forrar uma forna de queques com forminhas de papel.

2. Fazer o ovo de linhaça: juntar uma colher de sopa de linhaça com 3 colheres de sopa de água morna; mexer e reservar durante 10 minutos.

3. Juntar a farinha, o açúcar, o cacau, o fermento, o bicarbonato e o sal numa tigela e mexer bem com uma colher de arames.

4. Noutra tigela, mais pequena, juntar a água morna, a manteiga derretida, o vinagre, a essência de baunilha e o ovo de linhaça, previamente preparado.

5. Fazer um buraco na farinha, e verter a mistura da água. Mexer um pouco e adicionar ¼ de copo dos pedaços de chocolate. Mexer novamente, de forma muito suave, até que a mistura esteja homogénea.

6. Verter a massa sobre as formas pré-preparadas, polvilhar com os restantes pedaços de chocolate e levar ao forno, durante, mais ou menos, 15 minutos – ou fazer o teste do palito.

7. Arrefecer durante 5 minutos e comer morno.






Têm bom aspeto, não têm? Então nem imaginam o sabor… Yammm!

Com amor 
Recieta e Fotografias de  Alecrim aos Molhos

Sem comentários:

Enviar um comentário