Sushi Vegetariano na Tigela

12.2.15


Pois é, a Ana aqui do Little carrega mais uma criança na sua barrinha e solicitou a ajuda do Alecrim aos Molhos para poder matar os seus desejos por sushi. Como sabem, as meninas grávidas têm de ter vários cuidados com a alimentação e, por vezes, o peixe cru, juntamente com outros alimentos, têm de sair do cardápio durante este tempo.

Então, nada melhor que substituir o sushi normal, por sushi vegetariano – um prato feito várias vezes cá por casa. Mas, como fazer sushi não é tarefa fácil, que tal simplificá-lo? A ideia surgiu de um casal de nórdicos (da Green Kitchen Stories), que - estando com preguiça para todo o trabalho que o “fazer sushi” envolve - resolveu juntar tudo numa tigela. No entanto, mesmo assim, ficava uma receita muito complicada , tanto que aqui o Alecrim descomplicou e, agora, quer muito, mas muito, partilhar convosco.

A tigela de sushi aqui de casa desapareceu num ápice, portanto, nada melhor que experimentar nas vossas, para ver se desaparece também.

Aparte disto, estou aqui para quaisquer dúvidas que tenham, portanto, não se inibam de perguntar; mostrar como ficou; comentar; ou mesmo atirar-me tomates podres e fazer «buhh» - se bem que esta última parte não convém nada, ahaha!

Nota 1: Não se esqueçam de lavar muito bem os vegetais antes de os adicionar às tigelas (à excepção das algas).

Nota 2: Esta é uma receita vegetariana restrita e/ou vegan.


Ingredientes (para 4 pessoas)

Para o arroz:
2 copos de arroz selvagem
1 litro de água
1 pitada de sal
1 colher de sobremesa de óleo de amendoim
2 colheres de sobremesa de vinagre de arroz


Para os vegetais:
8 algas nori
1 brócolo grande (separado em pequenas árvores)
1 pepino (cortado em cubos)
12 cogumelos brancos pequenos (cortados em quartos)
2 abacates (sem caroço; sem casca e cortados aos cubos)
1 copo de couve lombarda (ralada)
1 copo de rebentos de feijão mungo


Para guarnecer:
Sementes de sésamo q.b.
Molho de soja q.b.


Preparação do arroz:
Lavar o arroz em água corrente, até que a água saia limpa. Cozer com o litro de água e uma pitada de sal, durante 40 minutos, ou até ficar sem água.

Depois de cozido, retirar para uma tigela e juntar o óleo de amendoim e o vinagre de arroz. Mexer bem e reservar.


Preparação dos vegetais:
Com uma faca ou tesoura, cortar as folhas de alga em quadrados de 5cm. Branquear os brócolos, a couve e os cogumelos, durante 2 minutos, numa tigela com água a ferver e retirar. Juntar estes vegetais, os restantes e as algas numa tigela e misturar bem.


Fazer o prato:
Têm duas formas de fazer: ou dividem o arroz por 4 tigelas e colocam os vegetais por cima, guarnecidos com sementes de sésamo e molho de soja, a gosto; ou misturam os vegetais com o arroz, mexem bem, guarnecem com as sementes de sésamo e cada um tira para o seu prato e coloca o seu molho de soja. É à vontade do freguês!















Com amor 
Alecrim aos Molhos

Sem comentários:

Enviar um comentário