Mães de Leiria - Sílvia Louro Santos

13.5.14
Há dias li que melhor do que amar um filho... é amar dois. E a mamã de hoje já está na experiência de amar dois. Mãe de uma Alice de dois anos e meio (le terrible âge) e de um bebé menino ainda no aconchego da barriga. A Sílvia é uma mãe com muita pinta que nasceu em Leiria mas é em Lisboa que cria a sua arte, e não falo só das jóias, porque para criar um filho também é preciso muita arte ;) 

Apresenta cada um de vocês e identifica algumas das características/personalidade.
Somos 3 quase 4! Três neste mundo doido e um ainda no conforto da minha barriga. Começo pelo bebé, (sim! ainda não tem nome, mas já sabemos que é um menino) já tem uma energia maravilhosa, adora andar às cambalhotas na barriga da mamã depois do jantar. Este é o nosso momento a 4, quando eu me sento no sofá e o papá e a mana fazem festas na barriga, dão beijinhos, cantam… é delicioso! O mundo pára!
A Alice tem dois anos e meio e é doce, carinhosa, super espertalhona (é incrível como nos consegue dar a volta com uma pinta genial para conseguir os seus caprichos!), tem uma energia incrível, e uma boa disposição contagiante. É uma leoazinha do melhor, dona de uma teimosia quase indomável e de uma sede de ser a rainha do momento a toda a hora (alguém vai sofrer com a chegada do mano…). ADORA comer!
O Vasco é o pai brincalhão, carinhoso e exigente, não há cá grande margem para o disparate ou falta de educação, mas depois é ele que a faz soltar as maiores gargalhadas. E a mim também! Acho que acima de tudo foi isso que me conquistou: a sua boa disposição. Tem uma capacidade de trabalho fora de série, de um perfeccionismo enorme e uma teimosia aliada a um poder de argumentação invencível. É inteligente e ambicioso. Adora correr (ou running como está na moda agora) e ainda bem! É isso que o ajuda a limpar a cabeça e estar a 100% para a família.
Bem, agora eu… isto é sempre mais difícil falar sobre nós! Chamo-me Sílvia, sou a mãe. Sou perfeccionista (mas já fui mais, isto de ser mãe faz-nos apurar o sentido prático e despachado), sou extrovertida e, diz o Vasco, com uma capacidade de criar empatia com as pessoas invejável. Sou carinhosa, não gosto muito de ser contrariada (quem é que gosta?) mas não tenho o poder de argumentação, teimosia ou persistência que gostaria para levar tudo o que quero a bom porto. Mesmo assim lá vou conquistando os meus sonhos e nunca, nunca quero parar de sonhar. 

fotografia de Ricardo Graça


Como é o vosso dia a dia/rotina diária?
O Vasco tem o ritmo/stress da cidade grande, sair cedo, chegar tarde, trabalhar, trabalhar, trabalhar e no fim-de-semana dedicá-lo a tentar recuperar o tempo connosco.
As minhas manhãs e da Alice são normalmente mais tranquilas, há algum espaço para a brincadeira e tomamos o pequeno-almoço juntas sentadas à mesa, o que nos dias que correm me parece um grande privilégio. Deixo-a na escolinha por volta das 9h30 e organizo o meu dia entre tarefas para a casa e o meu trabalho, uma gestão nem sempre fácil, chego muitas vezes ao fim do dia com a sensação de que não fiz nada mas não parei um segundo. É muito fácil misturar os dois mundos quando se trabalha a partir de casa e ter a eterna frustração que não se consegue estar a 100% num deles.
Por volta das 17h vou buscar a Alice, vamos as duas ao pão e ao parque um bocadinho quando está bom tempo e depois começa a rotina do preparar jantar, dar banho, jantar por volta das 20h, lavar dentes, chichi, história e na caminha por volta das 21h30.


Como está a correr a gravidez? Diferente da gravidez da Alice? Sentes que estás mais preparada ou com mais receios?
Está a correr bem! Bastante diferente da Alice, com muito mais enjoos no início (imagina que tive mesmo receio que fossem dois tal a quantidade de enjoo de manhã à noite!) e sempre muito mais cansaço. Sim! Passar por uma gravidez com uma criança de 2 anos e meio cheia de energia é toda uma nova e esgotante aventura.


Que cuidados estás a ter?
Confesso que estou um bocadinho mais relaxada, do que na gravidez da Alice, em tudo menos na hidratação, isto porque a barriga já cresceu de forma assustadora e vai claramente ficar maior do que da Alice, portanto previno as estrias com quilos de creme de manhã e à noite. Na alimentação tento não ceder demasiado à gula mas há momentos difíceis… Tenho como objectivo não ultrapassar os 10 quilos que ganhei na gravidez da Alice, vamos lá ver… Ajudava se fizesse exercício, pensei inscrever-me na natação, mas deu-me a preguiça. Durante a 1ª gravidez fiz pilates e gostei imenso, para além de ser super relaxante ajudou-me bastante na prevenção de dores de costas.


A Alice já tem noção que vai ter um mano? Como reage?
Sim, já. Tem dois primos pequenos, um de 5 meses e outro de ano e meio, como acompanhou as tias grávidas acho que já tem noção do que acontece a seguir. Já demonstra alguns ciúmes, chama a atenção quando estamos a falar do bebé, mas por outro lado é suuuuper carinhosa e vem a toda a hora fazer festinhas ou dar beijinhos na minha barriga. Pede-me para levantar a camisola para poder mostrar os brinquedos ao mano (ahaha! Eu adoro esta!), pergunta se o bebé já acordou, já comeu ou como é que come, é muito curiosa.




Nos teus projectos profissionais a Alice e o futuro bebé são inspiração para o que fazes?
Sim, são! Quanto mais não sejam porque me tornam mais colorida e isso influencia tudo. Está claramente evidente na nova colecção da Si Atelier (joalharia contemporânea, (www.siateliershop.etsy.com) O que acontece é que durante a gravidez fico com uma vontade enorme de fazer o “enxoval” para o bebé. É como se enquanto estou dedicada àquele projecto de costura ou de tricot estou de alguma forma a construir laços que me ligam cada vez mais àquele pequenino ser “desconhecido” que cresce dentro de mim. E depois envolver os bebés em coisas feitas carinhosamente à mão é envolvê-los em amor! Daí a vontade de criar este meu novo projecto de tricot para bebés, SPOKIES – strongcolors for tough babies, (www.spokieshop.etsy.com) em parceria com a minha tia Celeste, a fada das agulhas. Quero aconchegar e colorir todos os bébés do mundo!


Quando vens a Leiria (distrito) onde costumas levar o Alice? De que sítios é que ela gosta mais? 
Em Leiria vamos à Praça Rodrigues Lobo aos domingos de manhã onde ela aproveita para fazer novos amiguinhos ou correr até se fartar com os primos, às vezes basta muito pouco para se divertirem, um bocadinho de rua, um espaço amplo e eles fazem a festa.
Também adora os concertos para bebés do Paulo Lameiro, o 1º que assistiu tinha cerca de 4 meses e foi assim um momento mágico.
No verão rumamos à praia, é a actividade preferida da Alice. Da zona de Leiria a que ela prefere é a praia das Paredes, claro! por causa do rio, onde chapinha até ficar roxa!


Perdes a cabeça com…Falta de educação e birras, pois claro!! É uma fase, eu sei… 

Amas quando…A Alice assim do nada me abraça e diz: “és a minha quida!”, derreto!!

Ser Mãe é…ter um coração muito maior do que conseguiria imaginar.


fotografia de Ricardo Graça

Obrigada Sílvia! 
O Little vai ficar a aguardar a chegada do baby. 
Beijinhos e tudo de bom no teu mundo colorido.

1 comentário:

  1. Imagina então o que é amar três! E digo isto porque hoje de manhã ao falar com a minha mãe, que tem três filhos, ela disse-me: "Eu gosto tanto de ti minha filha! Eu gosto de vocês todos!" Logo quantos mais filhos tens mais amor tens para dar :D
    Ah e ser mãe não é perder a cabeça e amar quando eles são pequenos, a coisa boa é que é para sempre. Não sou mãe, mas tenho A MELHOR DO MUNDO!

    ResponderEliminar